O começo do fim dos telefones celulares

Já passamos pela era dos telefones fixos. Hoje uma boa parte das pessoas utiliza os celulares para todas as ligações pessoais e profissionais. O polêmico WhatsApp, que permite ligações entre celulares via Wi-Fi, já está tirando receita das operadoras de telefonia móvel. Agora com o avanço da Internet gratuita nas ruas das cidades está decretado o fim da telefonia móvel no modelo que conhecemos hoje.

A cidade de Nova York nos Estados Unidos iniciou a instalação de pontos de Wi-Fi em toda a cidade em totens com propaganda, no lugar dos telefones públicos, os “orelhões”. Isso significa que a cobertura de Wi-Fi será abrangente o suficiente para as pessoas utilizarem a Internet, gratuitamente, e fazer ligações entre celulares sem custo.

No Brasil, a Anatel tem um projeto para transformar os 300.000 pontos de telefones públicos em hotspots de Internet gratuita. O projeto piloto deve (ou deveria) iniciar no Rio de Janeiro com as Olimpíadas.

E agora José? Como as operadoras de telefonia, fixa e móvel, ganharão dinheiro para manter suas infraestruturas e as licenças de concessão? Definitivamente, o modelo de negócio das empresas de telecomunicações deve mudar.