O desafio para evitar a distração

image

Os psicólogos afirmam que a forma mais hipnótica de concentração em uma atividade é quando você faz parte dela, conhecida como fluxo. Alguns filmes conseguem capturar tanto nossa atenção que não percebemos o tempo passar e nos envolve completamente na trama. Imagine o aumento de produtividade se conseguíssemos altos níveis de concentração. Infelizmente, isso raramente acontece, pois vários eventos ao nosso redor nos distraem, incluindo as notificações do nosso smartphone.

Os pesquisadores da Steelcase observaram que quando universitários precisam se concentrar para estudar para uma prova eles vão para uma biblioteca e ficam de costas para a parede, evitando a preocupação natural do homem de saber se existe alguma ameaça por trás. Dessa observação tiveram a ideia de desenvolver um micro escritório que envolva a pessoa e que permita vários ajustes que proporcionem conforto. Com isso, eles afirmam que podem prolongar o tempo de concentração no trabalho.

Essa pesquisa me chamou a atenção para os escritórios abertos, os open offices. Nesses ambientes os funcionários são distraídos por vários eventos externos, reduzindo sua produtividade por ausência de fluxo.

Muitas das empresas que usam o conceito de open office também adotam o conceito de home office, permitindo que seus funcionários trabalhem em casa. A esperança é que os funcionários tenham um ambiente que possam se concentrar para realizar atividades que exigem muita atenção. Se o ambiente familiar for caótico a produtividade desse funcionário será baixa. Embora, sempre existe um Starbucks com WiFi grátis para se trabalhar.

Ter um ambiente envolvente em casa para trabalhar e estudar é importante. Em Xangai na China, os coordenadores de classe visitam as casas dos estudantes para conhecer o ambiente de estudo e cobram dos pais um local apropriado de estudo.

Todo o esforço é justificável para aumentar a produtividade das pessoas.