Os desafios das cidades

cidade-asiatica-bicicletas-motocicletas

As cidades são centros de ideias, comércio, cultura, ciência, produtividade, desenvolvimento social, entre outras coisas. As cidades permitem que as pessoas avancem na esfera social e econômica. A alta densidade de cidades traz ganhos de eficiência e inovação tecnológica, reduzindo o consumo de energia e recursos.

Atualmente, metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – vive em cidades. Até 2030, quase 60 por cento da população mundial viverá em áreas urbanas. 95 por cento de expansão urbana nas próximas décadas terá lugar no desenvolvimento mundial. 828 milhões de pessoas vivem em favelas hoje e a número continua a aumentar. As cidades do mundo ocupam apenas 3 por cento de área na Terra, mas são responsáveis por 60-80 por cento do consumo de energia e 75 por cento das emissões de carbono. A rápida urbanização exerce forte pressão sobre o abastecimento de água fresca, saneamento básico, ambiente de vida e saúde pública.

O desafio é criar condições para continuar a prosperar e crescer e ao mesmo tempo melhorar a utilização dos recursos, reduzir a poluição e a pobreza. O futuro é que as cidades possam criar oportunidades para todos, com acesso a serviços básicos, energia, habitação, transporte e outros serviços.

Nos últimos dias, tivemos as infelizes noticias que Pequim na China entrou em estado de alerta devido a forte poluição e a charmosa Milão na Itália proibiu o uso de carros por três dias para reduzir a poluição do ar.

Em São Paulo no Brasil, regiões são inundadas pelas chuvas de verão, trânsito caótico, transporte público que exige melhorias urgentes e falta de segurança pública. Cenário que prejudica as pessoas e inibe negócios.

As cidades precisam ser reinventadas com o apoio e mudança de comportamento dos cidadãos, além de gestores públicos eficientes e honestos.