Os novos desafios da energia elétrica

Um dos grandes desafios da gestão de energia nos próximos anos será gerenciar a nova matriz energética composta de solar (aquecimento da água gerando vapor), eólica, biomassa e fotovoltaica. Essas energias são instáveis e podem variar de 100% a 10% de geração em apenas 3 segundos. Além disso, a auto produção de energia e entrega do excedente para a rede pública irá gerar um novo desafio de controle arriscadas demanda.

Minha percepção é que poucas concessionárias de energia estão preparadas para os novos desafios e as escolas de Engenharia ainda não possuem disciplinas específicas para esse tema.

Apesar dos desafios técnicos, já existe uma legislação específica da Aneel que regulamenta a micro e mini geração de energia depositadas 1MWp e estuda-se elevar para 5MWp.

Com os novos incentivos do governo para a geração de energia renováveis, a partir dos acordos internacionais de mudanças climáticas espera-se que o número de plantas de geração de auto produção aumente.

Adicionalmente, novas demandas começam a ser criadas, como a introdução dos carros elétricos e o uso mais intenso de aparelhos de ar condicionado residenciais.

Tudo isso, sem metodologia, tecnologia, pessoal qualificado e baixo controle das agências do governo, incluindo a Anatel (telecomunicações), geram um grande risco de continuidade das operações.

O desafio é grande. Temos que unir forças para enfrentar o futuro que está logo ali.