efagundes.com

Tech & Energy Think Tank

Think tank independente com foco em energia, tecnologia e tendências globais. Análises para apoiar decisões estratégicas com visão de impacto.

Assine a Newsletter no Linkedin

Plataforma para Gestão de Decisões

Assisti o documentário Particle Fever sobre a construção do Large Hadron Collider – LHC, o maior acelerado de partículas de maior potência do mundo, incialmente utilizado pelos físicos experimentalista para provar a existência do Bóson de Higgs. Depois de milhares de colisões de partículas conseguiram detectar uma partícula com massa de ± 125.3 ± 0.6 GeV/c2 com uma precisão menor de 5-sigma, o provável Bóson de Higgs.

foto-lhc-v61

A construção do LHC consumiu 7 bilhões de Euros, um consórcio que envolveu mais de 100 países. Em uma apresentação um economista perguntou qual o retorno do investimento. O líder do projeto disse que não fazia a menor ideia. Comentou que quando o Maxwell imaginou e Hertz demonstrou a existência da radiação eletromagnética, eles não faziam a melhor ideia do rádio. Ou seja, existem algumas coisas que o retorno financeiro é intangível.

Trazendo isso para o mundo dos negócios, hoje com Big Data e ferramentas avançadas de análise conseguimos prever acontecimentos baseado no colossal volume de dados que conseguimos manipular das redes sociais ou de sensores remotos, ou ainda a combinação de ambos.

Tomadas de decisão baseadas na intuição começam a cair em desuso quando trabalhamos com produtos e serviços para massa de consumidores globais. Nossa limitação de enxergar tendências em grandes volumes de dados e bloqueios mentais por questões culturais e experiências passadas, não permitem uma tomada de decisão correta e eficaz, reduzindo, dramaticamente, a probabilidade de erro. Diferente de decisões tomadas por intuição ou por consenso.

O mercado financeiro já descobriu isso há muito tempo. Existem muito robôs que fazem a compra e venda de ações nas bolsas de valores baseados na coleta de milhares de análises em tempo real. O desafio das corretas é ter robôs com algoritmos rápidos o suficiente para detectar tendências e, eletronicamente, fazer os lances sem a interferência humana antes dos concorrentes.

Atualmente, existem plataformas avançadas de análise de dados com várias ferramentas de análise que podem ser combinadas para criar insights para a tomada de decisão. Melhor ainda, essas plataformas estão disponíveis em Cloud Computing, sendo possível pagar por demanda sem grandes investimentos iniciais.

Então, tecnologia não mais o problema. O desafio está em fazer a aquisição de dados e ter pessoas habilitadas para desenvolver algoritmos e fazer as análises.

Lembrando que uma longa caminhada começa com o primeiro passo.

e-Book

Vivemos um tempo em que decisões estratégicas nas empresas são cada vez mais influenciadas por algoritmos — muitas vezes sem que os conselhos compreendam plenamente seus critérios ou impactos. Este e-book convida conselheiros e líderes a refletirem sobre esse novo cenário, por meio de uma narrativa acessível que acompanha a jornada de um conselho diante da inteligência artificial. Com o apoio simbólico do personagem Dr. Algor, os conselheiros descobrem os riscos éticos, os dilemas da automação e a importância da supervisão consciente. Não se trata de um manual técnico, mas de uma ferramenta estratégica para quem deseja manter sua relevância na era algorítmica. Com lições práticas ao final de cada capítulo e uma proposta de formação executiva estruturada, o livro reforça uma mensagem central: a responsabilidade não pode ser automatizada — e cabe aos conselhos liderar com propósito, antes que a máquina decida por eles.

Download Gratuito