TI do BB investe menos de 5% em Inovação

Anderson Itaborahy, gerente executivo de governança de TI do Banco do Brasil, comentou na sua palestra no CA World Expo 2012 que menos de 5% do budget de TI de projetos são utilizados para inovação. Mais da metade do budget é destinado a manutenção de sistemas e adequação dos sistemas a novas leis e regulamentações.

Infelizmente, esse é o cenário da maioria das organizações de TI, as exceções são os grandes bancos comerciais privados que dependem da inovação para alavancar novos negócios e ganhar mercado.  O tempo dos responsáveis por TI é absorvido quase que totalmente por ações operacionais.

Mesmo que dinheiro não seja o principal problema para a PRODESP, seu presidente Célio Bozola reconhece que o maior desafio é criar condições para inovar.  Na visão de Bozola, a PRODESP precisa desenvolver soluções para os cidadãos do Estado de São Paulo similares a dos bancos comerciais: “o cidadão deve acessar os serviços públicos de qualquer lugar como hoje acontece com os bancos”.

A surpresa foi os comentários de Nelson Cardoso, CIO da Petrobrás Distribuidora, sobre as iniciativas da empresa de criar um modelo de postos de serviços do futuro já para a Copa do Mundo. Os postos de serviços terão equipamentos interativos em vários idiomas para auxiliar os torcedores e turistas na localização de serviços próximos aos postos. Terão serviços de abastecimento de energia para carros elétricos entre outros.