efagundes.com · Portfólio Engenharia · Energia · IA aplicada

Trajetória e projetos

Eduardo Mayer Fagundes.Engenharia, energia e IA aplicada.

Engenheiro eletricista e mestre em Ciência da Computação. Fundou o think tank efagundes.com em 1996 e a nMentors Engenharia em 2008, que dirige como CEO.

Antes, foi CIO do grupo AES Brasil, à frente da TI da AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e AES Uruguaiana, e gerente de TI da Ford South America, com projetos em seis países. Lecionou no Mackenzie, na FIAP e na HSM, e atuou em pesquisa aplicada com projetos FAPESP e P&D ANEEL.

  • Fundador do think tank efagundes.com
  • CEO da nMentors Engenharia
  • Ex-CIO da AES Eletropaulo
  • Ex-gerente de TI da Ford South America
Retrato de Eduardo Mayer Fagundes
Eduardo Mayer FagundesEngenheiro · fundador do efagundes.com · CEO da nMentors Engenharia
  • 30 anosde publicação no efagundes.com
  • 6 paísesem projetos na Ford e na AES
  • 2.700+professores formados no Boa Energia nas Escolas
  • 6 usinasintegradas no SCADA de Belo Monte

Trajetória

Liderança executiva, sala de aula e pesquisa.

Duas linhas que caminharam juntas: a direção de tecnologia em multinacionais de energia e indústria, e o ensino e a pesquisa aplicada.

Carreira executiva
  • Fundador e curador · think tank efagundes.comDesde 1996. Hoje, think tank de antecipação em tecnologia e energia, com estudos semanais e e-books gratuitos.
  • Fundador e CEO · nMentors EngenhariaDesde 2008. Projetos de engenharia para energia e indústria, PMO, procurement técnico e IA aplicada.
  • CIO · grupo AES BrasilGovernança e gestão de tecnologia da AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê, AES Uruguaiana e das empresas de telecomunicações do grupo. Diretor corporativo da AES Corp em Arlington (EUA).
  • Gerente de TI · Ford South AmericaInfraestrutura de TI e telecomunicações do complexo de Camaçari e das plantas brasileiras. Representante da América do Sul no fórum global de tecnologia da Ford, em Dearborn (EUA).
Ensino e pesquisa
  • Universidade Presbiteriana MackenzieFoi professor de graduação e pós-graduação: redes, segurança e inteligência cibernética, compliance digital, tecnologias disruptivas e Big Data/Analytics.
  • FIAPFoi professor do MBA em Gestão Estratégica de Negócios: Negócios Sustentáveis e Future-proof Organizations.
  • HSM EducaçãoFoi professor de Processos de Inovação no pós-MBA em Inovação.
  • Pesquisa aplicadaAtuou como pesquisador em P&D ANEEL (manutenção preditiva com IA na UHE Henry Borden, com a EMAE), em rastreadores solares flutuantes com a Norte Energia e em projetos PIPE da FAPESP.

Formação: engenheiro eletricista (PUC-RS), especialização em Telecomunicações (FAAP), mestrado em Ciência da Computação no programa de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie e formação executiva em Business & Leadership pela Darden School of Business, Universidade da Virgínia (EUA).

Atuação hoje

Onde a experiência se aplica hoje.

Os temas dos estudos do think tank, energia, dados, IA e infraestrutura crítica, são os mesmos trabalhados em projetos ao longo da carreira.

Energia

Operação e projetos de energia

Geração, transmissão e distribuição: supervisão e controle (SCADA), integração entre tecnologia operacional e TI e análise de riscos em infraestrutura crítica.

SCADA e agentes de IA na nMentors →
IA aplicada

Dados, RAG e agentes de IA

Sistemas de IA apoiados nos documentos e dados da organização, com respostas que citam a fonte e conferência por um especialista.

Plataforma de dados e IA na nMentors →
Antecipação

Sinais e cenários

Cruzamento de sinais de setores diferentes para antecipar riscos e oportunidades, o método do livro Antes do Sinal Vermelho.

Ver os estudos do Radar xTech →
Data centers

Infraestrutura digital

Governança de data centers (COBIT, ITIL), energia firme, conexão à rede e preparação de municípios para receber infraestrutura digital.

Ler o playbook na biblioteca →
Sustentabilidade

ESG e eficiência energética

Estratégia com base no Triple Bottom Line e no GRI, eficiência energética (ISO 50001) e descarbonização da cadeia de fornecedores.

Cidades

Cidades e redes inteligentes

Indicadores de cidades sustentáveis (ISO 37120), smart grid e fábricas inteligentes no conceito de Indústria 4.0.

Projetos em destaque

Engenharia, IA e capacitação.

Projetos da nMentors Engenharia e da nMentors Academy, pesquisas aplicadas e publicações do think tank.

2026 · Capacitação · IA aplicada

Boa Energia nas Escolas, nova edição

EDP São Paulo. Edição apresentada pela nMentors para professores da área de concessão paulista, com plataforma de formação que incorpora RAG e avatar.

2025 · Educação · Eficiência energética

CPFL nas Universidades

CPFL Energia. Formação técnica em 11 instituições de ensino, com 17 e-books, 57 vídeos, assistente de IA e metodologia própria (AEEE). Premiação institucional na sede da ANEEL, em Brasília.

2023 · PMO · Geração renovável

Usina fotovoltaica flutuante Araucária

KWP Energia, Comerc Energia e EMAE. PMO da primeira usina solar flutuante em operação comercial no Brasil (5 MWp, represa Billings), com painéis de acompanhamento e metodologia ágil combinada ao PMBOK.

2023 · Automação · SCADA

SCADA na Usina de Pimental, Complexo Belo Monte

Norte Energia. Projeto executivo e implantação do supervisório integrando seis usinas fotovoltaicas, quatro flutuantes e duas em solo, na Amazônia.

2023 · P&D · Automação embarcada

Protótipo de rastreador solar para usinas flutuantes

Base Engenharia. Plataforma automatizada de rastreamento solar de dois eixos para módulos flutuantes, com CLPs, sensores de radiação e protótipo validado em campo.

2022–2023 · Educação · ESG

Boa Energia nas Escolas

EDP. Capacitação a distância de mais de 2.700 professores da rede pública em eficiência energética, em dois ciclos anuais.

2021 · Capacitação · Machine learning

Machine learning para manutenção preditiva

Metrô de São Paulo. Formação prática de 15 especialistas em aprendizado supervisionado aplicado a dados reais da malha ferroviária.

2021 · Consultoria · Mercado livre

RFP para contratação de energia renovável

Consultoria internacional. Adaptação de diretrizes globais ao mercado livre brasileiro, incluindo riscos de GSF e modelos de PPA.

2017–2019 · P&D ANEEL · IA aplicada

Modelagem preditiva de falhas na UHE Henry Borden

EMAE e Universidade Mackenzie. Modelagem preditiva de falhas em turbinas hidrelétricas com machine learning, com protótipo validado em dados reais da usina (889 MW).

Pesquisa · P&D

Rastreadores solares para plataformas flutuantes

Norte Energia. Pesquisa aplicada em rastreamento solar de módulos em plataformas flutuantes, complementar ao projeto SCADA de Belo Monte.

Think tank · 1996–2026

efagundes.com, 30 anos

Fundador e curador do think tank de antecipação em tecnologia e energia. Estudos semanais, perspectivas e dez e-books gratuitos.

Sobre o think tank →
Livro · 2026

Antes do Sinal Vermelho

O método de planejamento estratégico com IA em sete movimentos, com quinze fichas de trabalho e prompts de uso livre.

Conhecer o livro →

Os projetos empresariais e os trabalhos de pesquisa têm contextos de execução distintos. Escopos e referências institucionais estão no portfólio da nMentors e na página institucional da empresa.

Histórico

Experiência anterior, por área.

Infraestrutura de TI e telecomunicações
  • Desenho da infraestrutura de TI e telecomunicações do Complexo Industrial da Ford em Camaçari (BA), com dois data centers, rede de escritórios e chão de fábrica, telefonia e interligação de 33 fornecedores para a montagem conjunta.
  • Desenho da infraestrutura de TI das plantas de motores e transmissão da Ford em Taubaté e das plantas de carros e caminhões em São Bernardo.
  • Representante da América do Sul no Fórum Global de Tecnologia da Ford, em Dearborn (EUA).
  • Projetos de conformidade de TI com a lei americana Sarbanes-Oxley.
  • Representante de TI da Ford na ANFAVEA, com destaque para o projeto de EDI para fornecedores.
  • Prêmio de Profissional de TI do Ano da Indústria de Consumo, pela InformáticaHoje.
Desenvolvimento de produtos e engenharia
  • Responsável pela infraestrutura de CAD/CAM/CAE da Autolatina, joint venture entre Volkswagen e Ford na Argentina e no Brasil.
  • Participação no desenvolvimento de uma nova linha de carros no Studio Ghia, em Turim (Itália).
  • Liderança da transferência dos dados de engenharia da Autolatina para a Ford durante a separação das operações.
  • Montagem da infraestrutura de CAD/CAM/CAE da Ford após a separação.
Manufatura
  • Gestão dos sistemas de manufatura e das operações de TI das plantas da Ford no Brasil.
  • Localização de sistemas de automação de chão de fábrica da Ford EUA e Europa para as fábricas brasileiras.
  • Desenvolvimento de interfaces de sistemas para a operação dos robôs de fábrica.
  • Infraestrutura de TI dos armazéns de peças e acessórios da Ford.
  • Sistema de informações gerenciais para as plantas de manufatura da Ford na América do Sul.
  • Responsável pelos sistemas da PAG, grupo das marcas premium da Ford (Jaguar, Volvo e Land Rover).
  • Champion em projetos Six Sigma.
Distribuição de energia
  • CIO do grupo AES Brasil, responsável pela TI da AES Eletropaulo (São Paulo) e da AES Sul (Rio Grande do Sul).
  • Liderança da implantação de novas versões do SAP e do sistema comercial e de clientes da AES Eletropaulo, para mais de 6 milhões de consumidores.
  • Como diretor corporativo da AES Corp em Arlington (EUA), participação na implantação de data centers globais (EUA e Inglaterra) e no lançamento do outsourcing de SAP a partir de Chennai, na Índia.
  • Consolidação das organizações de TI do grupo AES no Brasil.
  • Participação nas definições iniciais do projeto de Smart Grid da AES Eletropaulo.
  • Destaque no Prêmio de Profissional de TI no segmento de Utilities, pela InformáticaHoje.
Geração de energia
  • Responsável pelas operações de TI da hidrelétrica AES Tietê (São Paulo) e da termelétrica AES Uruguaiana (Rio Grande do Sul).
  • Implantação do SAP nas geradoras do grupo.
  • Coordenação de estudos de implantação do SAP para as PCHs do grupo AES Brasil.
Eficiência energética e energia renovável
  • Projetos técnicos de geração fotovoltaica para minigeração de até 1 MWp.
  • Cursos e consultoria técnica em eficiência energética com base na ISO 50001 e em práticas LEED.
  • Estudos de mercado e de viabilidade técnico-econômica para soluções de eficiência energética.
Pesquisa e desenvolvimento
  • Pesquisador da FAPESP em projetos PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas).
  • Pesquisador em P&D regulado pela ANEEL sobre modelagem preditiva de falhas na UHE Henry Borden, com a EMAE e a Universidade Mackenzie.
  • Pesquisador em rastreadores solares para plataformas fotovoltaicas flutuantes, com a Norte Energia.
Negócios digitais
  • Infraestrutura de internet e comércio eletrônico da Ford no Brasil.
  • Gestão do grupo de software que lançou a compra online de carros da Ford no Brasil, com metodologia ágil para desenvolvimento web.
  • Contratação do outsourcing do serviço de internet e posterior migração para a Ford EUA.
  • Autor de Como Ingressar nos Negócios Digitais (2004, Edições Inteligentes, patrocínio do SEBRAE Nacional).
Data centers
  • Consolidação dos data centers da Ford e da Volkswagen no período da Autolatina.
  • Montagem do data center da Ford Brasil após a separação da Autolatina.
  • Consolidação do data center da Ford Argentina no Brasil e, depois, do Brasil na matriz em Dearborn (EUA).
  • Processos de contingência de data center, com automação em várias unidades.
  • Data centers das plantas da Ford em São Bernardo, Taubaté e Camaçari.
  • Implantação dos data centers globais da AES Corp nos EUA e na Inglaterra, com operação do SAP a partir da Índia.
  • Service Desk para as empresas da AES na América Latina e em Arlington (EUA).
Educação
  • Foi professor de graduação e pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie: Redes de Computadores, Redes e Transmissão de Dados, Informática Aplicada, Compliance Digital, Segurança e Inteligência Cibernética, Tecnologias Disruptivas e Big Data/Analytics.
  • Foi professor de pós-graduação na FIAP: Negócios Sustentáveis e Future-proof Organizations, no MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
  • Foi professor do módulo de Processos de Inovação do pós-MBA da HSM Educação.
  • Workshops sobre governança de data centers e cidades inteligentes.

Na mídia

Fonte técnica sobre IA, energia e cidades.

Participações como fonte em reportagens de TV, portais e revistas.

Jornal Hoje · TV Globo · 18 ago 2026

Algoritmos, bolhas de informação e democracia

Como algoritmos criam bolhas de informação, reforçam opiniões e afetam o debate democrático.

Ler no g1 →
Jornal Hoje · TV Globo · 2026

IA nas eleições de 2026

O uso da inteligência artificial nas eleições de 2026 e o combate à desinformação.

Assistir no g1 →
CNN Brasil · 19 fev 2026

Postes inteligentes e infraestrutura urbana

A evolução dos postes de iluminação para uma infraestrutura com sensores, conectividade e dados, em mobilidade, segurança e resiliência climática.

Ler na CNN Brasil →
g1 · Inovação · 30 jul e 3 ago 2025

Data centers de IA e demanda por energia

Consumo de energia e água, carga dos servidores e distribuição geográfica dos primeiros data centers de IA no Brasil.

Ler no g1 →
Gama Revista · UOL

Disputas territoriais e infraestrutura de dados

O que está em jogo nas disputas territoriais em torno da infraestrutura de dados no Brasil.

Ler a reportagem →
Sputnik Brasil · nov 2025

Energia firme e data centers

A relação entre energia firme e a atração de data centers globais para o Brasil.

Ler a repercussão →

A entrevista à CNN Brasil também repercutiu no portal Connected Smart Cities e em Web Story da CNN Brasil. Participação também em fóruns técnicos como Distributech, SENDI, CITEENEL e Semana de la Energía.

Perguntas frequentes

Trajetória e atuação.

Quem é Eduardo Mayer Fagundes?

Engenheiro eletricista e mestre em Ciência da Computação, fundador do think tank efagundes.com (1996) e CEO da nMentors Engenharia (2008). Foi CIO do grupo AES Brasil, incluindo a AES Eletropaulo, e gerente de TI da Ford South America.

Qual é a experiência dele em inteligência artificial?

Liderou pesquisa de manutenção preditiva com machine learning na UHE Henry Borden (P&D ANEEL), formou especialistas do Metrô de São Paulo em machine learning e conduz projetos de IA aplicada na nMentors, como os assistentes de IA dos programas da CPFL e da EDP.

Qual é a relação entre o efagundes.com e a nMentors?

Eduardo fundou os dois. O efagundes.com é o think tank de antecipação, que publica estudos abertos; a nMentors Engenharia é a empresa de engenharia que ele dirige como CEO.

Em quais veículos ele participou como fonte?

Jornal Hoje (TV Globo), g1, CNN Brasil, Gama Revista (UOL) e Sputnik Brasil, em temas como IA e desinformação, data centers, energia e infraestrutura urbana.

Os estudos do think tank, toda segunda-feira.

Sinais de setores diferentes, cruzados para antecipar o que vem antes da notícia.