Inteligência de mercado com Big Data e Cloud Computing

O sonho dourado dos empreendedores e executivos de empresas é criar produtos e serviços para mercados de baixa concorrência e com grande margem de lucro. Muitas vezes esse produto é um “Ovo de Colombo”. Aquele onde as pessoas dizem: “Como não pensei nisso antes?”.

Um novo produto é resultado da interpretação de dados disponíveis. Como a interpretação é feita por pessoas, para um mesmo conjunto de dados, provavelmente, teremos resultados diferentes.

Hoje o grande desafio é manipular a montanha de dados gerados na internet. Segundo Eric Schmidt, CEO da Google, o homem moderno cria a cada dois dias mais informações que os nossos ancestrais. O Facebook processa mais de 500 terabytes de dados diariamente. O Google processa mais de 2 milhões de pesquisas por minuto. E a Cisco prevê a produção de 8 zetabytes de dados por ano até 2015 (o equivalente a 2 trilhões de DVDs).

Nas redes sociais o conteúdo é criado pelas próprias pessoas, registrando seu comportamento, intenções e relacionamentos. Para extrair o ouro dessa montanha de dados teremos que ter a capacidade para coletar, interpretar, processar e extrair valor das informações. Essa será uma das importantes especialidades das próximas décadas.

Um novo ambiente requer novas ferramentas e tecnologias. As tradicionais ferramentas de TI, construídas para baixos volumes de dados, não são apropriadas para manipular os grandes volumes de dados produzidos na Internet.

Nesse novo cenário, o pessoal de marketing deve procurar novas tecnologias e adotar novos conceitos gráficos de apresentação dos dados para estimular o cérebro a identificar informações correlacionadas para criar insights para novos negócios.

Uma das soluções é utilizar ambientes de Cloud Computing especializados para inteligência de mercado com capacidade para manipular grandes volumes de dados : o chamado Big Data. Isso permitirá as organizações cortarem custos, acelerar o tempo de implantação e ter mais agilidade na integração de novos conjuntos de dados quando necessário.

O desafio do modelo de negócio dessas empresas especializadas em Big Data será atender o pequeno empreendedor até uma grande empresa com preços diferenciados e acessíveis.

Deixe um comentário