Podemos crescer na crise?

As notícias econômicas dos últimos meses podem gerar depressão e otimismo. A depressão vem daqueles que não planejaram e possuem poucas linhas de produtos ou, para os profissionais, com uma única habilidade. Os otimistas que se planejaram estão colhendo os resultados positivos e identificando novas oportunidades de negócios. A resposta para a pergunta do título, então, é: sim.

Nenhuma crise econômica acontece da noite para o dia. Nenhum evento acontece por um único fator, eles ocorrem por uma sequência de fatores que podem ser previstos com antecedência. Óbvio: a crise econômica de 2008 não era uma “marolinha” para o Brasil. Quem entendeu isso e diversificou sua linha produtos e mercados, hoje está em uma situação mais confortável em relação àqueles que não mudaram suas práticas.

O comportamento dos consumidores é influenciado pelas mudanças da economia e por expectativas, como a sua manutenção no emprego e melhoria do poder de compra. Quanto mais indicadores da economia e comportamentais conseguirmos relacionar, de preferência em grandes volumes, melhor será nossa análise. O volume de dados é importante para identificarmos as tendências, que podem ser mascaradas pela baixa quantidade de informações.

Nós, seres humanos, tendemos a sofrer de várias falhas cognitivas e vieses que distorcem nossa capacidade de fazer previsões precisas. Quando montamos uma crença ao redor de algo, tendemos a nos aferrar nela. Deixamos de lado provas que nos contradizem e focamos apenas em fatos que apoiam nossas crenças preexistentes.

Considero três pontos importantes no planejamento de crescimento empresarial e evitar falhas: montagem de cenários prospectivos; formação de uma equipe com talentos diversificados; e, uso de técnicas analíticas baseadas em Big Data.

Com técnicas analíticas e contribuições de especialistas de vários setores é possível criar cenários futuros. A partir desses cenários estudar a participação em novos mercados, criação de novos produtos e mudanças de abordagens com o atuais consumidores.

Felizmente, os recursos tecnológicos de Big Data e de sofisticados softwares analíticos estão disponíveis no ambiente de Cloud Computing com preços acessíveis para empresas de qualquer porte.

Os desafios são a formação de uma equipe talentosa e acesso a diferentes bases de dados para executar as análises. Isso pode ser contornado criatividade, colaboração e recompensa por resultados.

Espere a próxima crise econômica preparado.

Deixe uma resposta