A necessidade de reinvenção dos serviços de telecomunicações

image

A conexão de redes privadas de dados usando servidores de nomes de domínios (DNS) para identificar serviços em diferentes redes foi uma grande evolução nas telecomunicações, criando o conceito de Internet. Porém, a grande revolução foi os serviços criados usando o conceito e a infraestrutura da Internet. A primeira e grande inovação foi o Skype, serviço gratuito de comunicação de voz que além de conectar milhões de pessoas no mundo criou um novo conceito para a telefonia mudando o comportamento das pessoas. A Netflix mudou o conceito de assistir filmes na televisão. O WhatsApp mudou o conceito de comunicação entre usuários de celulares. O Twitter mudou o conceito de jornalismo com informações instantâneas. O Facebook mudou a forma de relacionamento entre as pessoas. Tudo isso graças a infraestrutura dos provedores de telecomunicações que investiram bilhões de dólares na aquisição de licenças púbicas, equipamentos, softwares complexos e pessoas especializadas, além de terem se comprometido em contrato com várias metas de inclusão social com o governo. Entretanto, quem ganha dinheiro de forma exponencial são as empresas que criam aplicativos usando quase que gratuitamente a infraestrutura dos provedores de telecomunicações. Antes protagonistas, agora coadjuvantes no cenário tecnológico.

O ciclo de mudança de comportamento dos consumidores está quase se concluindo. Ainda existe pessoas que usam os serviços tradicionais de telefonia, assistem canais abertos e serviços de televisão por assinatura convencionais. Ainda existem empresas que mantém serviços 0800 e números de telefones locais para atendimento aos seus clientes, gerando enormes custos operacionais tanto para elas como para seus clientes. Imagine o custo total de telefone que os clientes pagam para acessar serviços dos bancos, cartões de crédito e serviços de televisão por assinatura. Concluindo esse ciclo, os provedores de telecomunicações poderão entrar em colapso se não se reinventarem.

Os grandes provedores já se deram contam disso e estão operando seus próprios serviços de streaming de vídeo, televisão por assinatura e serviços de Data Centers. Porém, são serviços copiados do mercado e altamente vulneráveis como modelo de negócio.

O aluguel da rede de telefonia móvel para outras empresas criarem serviços móveis virtuais (MVNO) maximiza o uso da rede, porém abre novas oportunidades de serviços para novos entrantes com aplicações OTT (over the top). Um exemplo é a empresa de seguros Porto Seguro que criou uma MVNO e usa para monitorar o comportamento dos motoristas na direção e localização dos veículos.

Os provedores de telecomunicações devem fortalecer seus atributos de valor únicos, como proximidade aos clientes e garantia de serviço (QoS) da sua rede. Assistir o Netflix pela Internet pode ser prejudicado pelo alto tráfego da Internet, uma chamada do WhatsApp pode ter voz metalizada dependendo do tráfego, a imagem do Skype pode congelar dependendo da qualidade da rede. Todos esses problemas podem ser resolvidos com o uso de aplicativos próprios “dentro da rede” do provedor de telecomunicações. Entretanto, para isso se viabilizar a qualidade do atendimento deve ser premium.