Cloud Computing e as auditorias

Já parou para pensar no impacto nos serviços de auditoria com os sistemas usando Cloud Computing? O fornecedor dos serviços é que deve ter o ônus de contratar as auditorias, reduzindo os custos das empresas. Isso permite organizações mais enxutas, melhorando vários indicativos de desempenho das empresas. Por outro lado, será requerido das auditorias muito mais especialização.

Quem contrata serviços na modalidade SaaS (Software as a Service) e PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) deve exigir dos fornecedores a contratação de empresas de auditoria de excelente reputação técnica para a validação dos processos e infraestrutura. Embora, os bons fornecedores já o fazem porque isso é o seu “core business” e garantia de continuidade e crescimento. Uma única falha pode destruir completamente o negócio.

Isso também vale para os desenvolvedores de software que devem adotar metodologias eficientes e robustas a prova de auditorias. Novamente, o ônus dos custos das auditorias devem ser dos fornecedores.

Com a redução das áreas de sistemas e data centers haverá uma redução do número de projetos de auditorias e, conseqüentemente, a redução do numero de especialistas em auditoria técnica, acompanhando a acomodação do numero de analistas de sistemas nas empresas.

Se esse cenário se concretizar teremos processos de negócio mais eficientes e robustos com uma forte redução de custos para as empresas.

Como sempre, o mercado fará a seleção natural das melhores empresas e profissionais.