Gestão do consumo da energia: um desafio para os usuários de TIC

A Internet gerou uma revolução nas comunicações transformando a forma como os consumidores interagem com outras pessoas, empresas e governos. O próximo desafio será colocar nas mãos dos consumidores o controle eficiente do seu consumo de energia. Os usuários de TI e telecomunicações (TIC) podem oferecer uma forte contribuição para a redução do consumo de energia e optando pelo uso de energias renováveis. O Greenpeace acompanha algumas empresas de TIC que desenvolvem projetos significativos para o uso eficiente de energia que impactam na redução da emissão de gases do efeito estufa (GHG) e das mudanças climáticas. Certamente, estar no Leaderboard do Greenpeace traz uma enorme reputação para as empresas. Na quinta versão do relatório do Greenpeace liberado em fevereiro de 2012 vale os seguintes destaques:

  • Cisco, Ericsson, Fujitsu se destacaram nos critérios de fornecimento de informações para os estudos de caso detalhando como suas tecnologias geram reduções significativas das emissões;
  • A Softbank se destacou com declarações fortes e esforços para tirar o Japão da dependência da energia nuclear pós-Fukushima.
  • Google, Cisco e Dell se destacaram por usar mais de 20% de energias renováveis ​​a nível global em suas infraestruturas.

Download do relatório do Greenpeace.