Inovação é um atributo essencial no perfil do analista de negócios

A principal responsabilidade de um analista de negócios é prospectar oportunidades para o crescimento dos negócios alinhado com a estratégia da empresa, considerando os impactos sociais e ambientais. Ele deve ter postura proativa, desenvolver sua própria rede de contatos, fazer análise das indústrias, avaliar oportunidades de aquisições e elaborar planos de negócios. Para executar essas funções, o profissional deve ter conhecimentos em finanças, administração, tecnologia, recursos humanos, gestão de projetos e técnicas de inovação. Os cursos de MBA desenvolvem todas essas habilidades e preparam os profissionais para a função. Dentre os atributos, destaco a inovação que requer a capacidade de relacionar todos os conhecimentos requeridos para a função.

A inovação é chave para o crescimento das empresas, pois é a partir de uma metodologia aplicada que se consegue reunir o conhecimento de vários especialistas da empresa para convergir para um projeto de inovação. A complexidade dos negócios exige o trabalho em equipe e a aquisição de soluções externas para combinar com as ideias de inovação internas.

A forte competitividade global, o rápido avanço da tecnologia e dos comportamentos sociais, além das fortes pressões ambientais, faz com que o atributo de inovação seja o mais valorizado nos analistas de negócios. É ele que a partir de técnicas de inovação consegue criar sinergia nas diferentes áreas da empresa para buscar soluções que aumentem a competitividade da empresa, maior satisfação dos clientes, novos processos de produção, redução de custos, maior satisfação dos empregados e atender as expectativas de proteção ambiental dos clientes e investidores.

Tamanha é a importância da inovação nas empresas que os analistas de negócios são vistos como agentes de inovação. Desta forma, os candidatos a agentes de inovação devem aperfeiçoar suas habilidades em técnicas de inovação e estarem atentos ao mundo dos negócios em geral. Uma solução inovadora em uma determinada indústria pode ser adaptada para outra. Um bom exemplo, é a adaptação do processo de abastecimento de combustível dos carros de Formula 1 para o abastecimento de aviões. O CEO de uma empresa aérea assistindo uma corrida de carros teve o insight que poderia reduzir o tempo dos aviões em solo se adotasse o mesmo procedimento de abastecimento das corridas.

Uma variante dos analistas de negócios é a função dentro do contexto da TI. Esse profissional trabalha no desenvolvimento de aplicações, gestão de serviços de TI e atua como facilitador entre a TI e as áreas de negócios. Da mesma forma, esses profissionais precisam desenvolver suas habilidades em técnicas de inovação para agregar valor nos projetos que desenvolvem.

Resumindo, desenvolver as habilidades em inovação é essencial para o bom desempenho das funções de analista de negócios, incluindo nas áreas de TI, para agregar valor aos novos negócios das empresas.