MIT desenvolveu um dispositivo para saber o seu humor remotamente

As empresas passarão a contar com um dispositivo para saber se você está feliz, triste ou com raiva, usando um dispositivo com comunicação sem fio. Fotos estão ajudando aplicações, como o Emotion API da Microsoft, a determinar o sentimento das pessoas com alto grau de precisão. O laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT criou um dispositivo, chamado EQ-Radio, que pode capturar as emoções, como tristeza, raiva e felicidade com cerca de 87% de precisão até nos testes.

A pesquisa mostra que não é necessário colocar nenhum sensor no corpo das pessoas. Os pesquisadores acreditam que podem desenvolver algum tipo de inteligência emocional nos produtos. Por exemplo, o dispositivo poderia ser instalado em aparelhos de TV para medir a resposta do espectador aos anúncios e a programação; ou, instalar sistemas para controlar aparelhos de som e iluminação que se ajustem ao humor das pessoas para combater ou aumentar suas emoções.

As aplicações na saúde seriam ilimitadas, como no monitoramento e diagnóstico de situações com forte componentes emocionais, como depressão e ansiedade.

Isso cria um nova dimensão na interface dos softwares e equipamentos com os seres humanos e aumentam as possibilidades de manipular os consumidores. Por exemplo, desenvolver um ambiente nas lojas para tornar as pessoas mais felizes e com mais disposição para comprar.

Com a velocidade dos avanços da tecnologia, daqui a poucos anos seremos capazes de intervir nas ondas cerebrais das pessoas permitindo o controle de seus pensamentos e ações. Santa tecnologia, Batman!