Porque as fusões e aquisições falham e como se prevenir

Em 2015, foram mais de US$3.8 trilhões em M&A (Mergers & Acquisitions) de empresas, superando o recorde de 2007 e os executivos buscam mais aquisições em 2016. Esse é um processo que atinge todos os mercados. As empresas brasileiras são alvos potenciais para aquisições devido à crise financeira que assola o país e da desvalorização da moeda. Nesses processos o grande desafio é a implementação depois do negócio fechado. Existem diferentes abordagens para consolidar as operações entre processos de fusões e aquisições. Pesquisas indicam que 80% dos negócios de M&A falham em não atingir os resultados esperados.

Primeiro vamos entender a diferença entre fusão e aquisição. Um processo de fusão é quando duas ou mais empresas decidem consolidar suas operações para operarem no mesmo mercado com poderes equivalentes, normalmente criando uma nova empresa. Um processo de aquisição é quando uma empresa compra a outra.

Um processo de fusão é mais difícil porque durante a implantação disputa-se quais as práticas de negócios que devem ser adotadas, diferente de uma aquisição onde o comprador impõe suas práticas. Tipicamente, os critérios de análise para seleção são: percentual de lucratividade; flutuação das ações no mercado; e, avaliações gerenciais.

Uma coisa que sabe nos bastidores é quem ganha dinheiro com M&A são os investidores que vendem suas ações quando o negócio é fechado. Existem vários motivos para o negócio falhar, entre eles: valor do negócio acima do valor de mercado; estratégia ruim; falha na avaliação do potencial financeiro do negócio; e, falta de previsão das mudanças no mercado.

Um fator que muitas vezes é esquecido nos processos de M&A é a reação dos empregados das empresas. Uma ilusão é achar que todos irão enxergar oportunidades de crescimento profissional e mais empoderamento no novo negócio. Ao contrário, muitos só enxergam vulnerabilidades e assumem um comportamento negativo, levando muitas vezes a cometerem atos de sabotagem. Existe aumento do turnover (mudança de empresa) que pode chegar a 60% na maioria dos casos e aumento dos casos de doenças por estresse e absenteísmo.

Tipicamente, o fator “pessoas” é o que define o sucesso de um processo de M&A. Entre os principais fatores estão: subestimar as dificuldades de combinar as culturas; subestimar os problemas de transferência de competências; desmotivação dos empregados; saída de pessoal chave na organização; consumir muito mais energia que o planejado; falta de definições claras de responsabilidade; falha no gerenciamento de conflitos; foco muito grande nos processos internos, negligenciando os clientes e os aspectos externos.

Participei de vários processos de Mergers & Acquisitions, entre eles o da Autolatina, joint-venture entre a Ford e a Volkswagen no Brasil e Argentina e aquisição de empresas pela Ford, como no Complexo Industrial de Camaçari e das operações da Land Rover, Volvo e Jaguar. São nítidas as diferenças entre uma operação de fusão e aquisição.

Em uma fusão tudo deve ser negociado e gera insegurança em ambos os lados. Em um processo de aquisição você impõe suas regras. Em ambos os casos deve existir uma absorção das culturas e procurar extrair o melhor de cada uma.

Para melhorar as chances de sucesso segue algumas recomendações:

  • Gaste mais tempo no processo de avaliação (due diligence) para entender melhor os aspectos culturais de cada organização;
  • Exija maior envolvimento do pessoal de recursos humanos;
  • Conduza uma auditoria cultural antes de implantar uma mudança de processo;
  • Garanta que a comunicação flua em todos os níveis para engajar todos os empregados na integração de processos;
  • Implemente mecanismos para medir o estresse dos empregados;
  • Seja honesto e transparente no processo de seleção dos empregados que ficarão na empresa;
  • Gerencie bem os aspectos de competência e treinamento dos empregados para evitar redundâncias, que acabam gerando insegurança.

Sem um bom planejamento e avaliação inicial de processos de M&A as chances de não atingir as expectativas são grandes.