Uso de Power over Ethernet simplifica e é ecoeficiente

Uma solução ecoeficiente é o uso de Power over Ethernet (PoE) para alimentar dispositivos de baixa potencia, tais como câmeras IP, roteadores, switch de rede, webcams, telefones IP, relógios, wireless access point, sensores industriais, interfones, ponto de vendas (POS), etc.

Power over Ethernet ou PoE é uma tecnologia para passar energia elétrica de forma segura através de cabos Ethernet. O padrão IEEE para PoE define cabos de categoria 5 ou superior para níveis de potencia mais elevados, porém é possível utilizar cabos de categoria 3 para níveis de baixa potência. A energia é fornecida por dois ou mais pares de fios dos cabos Ethernet e vem de uma fonte de alimentação dentro do dispositivo PoE.

O padrão original IEEE 802.3af-2003 do PoE prevê potencias de até 15,4W de corrente contínua (DC), 44 V DC e 350 mA para cada dispositivo. Apenas 12,95 W é assegura para os dispositivos e restante é dissipada pelo cabo. A atualização IEEE 802.3at-2009 do PoE, conhecido como PoE+, oferece até 25,5 W de potencia. O padrão 2009 restringe o uso de quatro pares para energia, entretanto alguns fornecedores já oferecem potencias de até 51 W em um único cabo utilizando todos os quatros pares de energia do cabo categoria 5.