Pular para o conteúdo

Cursos

O objetivo dos curso é apoiar projetos de governança corporativa e transformação digital, apresentando técnicas, modelos de negócios e tecnologias disruptivas, como IoT, Big Data, Analytics, Inteligência Artificial, Metodologias Ágeis, Segurança da Informação e Governança e Gestão de TI. Todos os curso são baseados nos cursos de MBA e experiências em projetos desenvolvidos por Eduardo Fagundes.

Eduardo Fagundes, executivo com experiência internacional com projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália, atua como consultor em projetos de tecnologia para negócios digitais aplicando ferramentas de IoT, Big Data e Inteligência Artificial (IA) e em projetos de eficiência energética usando tecnologias de geração distribuída sustentável. Professor de tecnologia da informação, segurança cibernética e governança corporativa em cursos de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

Eduardo Fagundes

Catálogo de cursos

Curso sobre as Melhores Práticas para criar uma Startup do Zero
Olhando a sua volta você verá que as empresas de maior sucesso no mundo digital estão executando algumas tarefas de forma automatizada com inteligência artificial: Uber, Airbnb, iFood, Waze, Google, Spotify, entre outras. Isto mostra as enormes oportunidades para startups que podem automatizar as tarefas com inteligência artificial, usando Big Data, Analytics e IoT. Este curso apresenta um guia de 10 passos para criar uma startup do zero: (1) Práticas de governança para startups; (2) Como identificar uma oportunidade de negócios; (3) Como idealizar um infoproduto; (4) Como criar um modelo de negócio; (5) Como desenvolver um infoproduto; (6) Como fazer a gestão estratégica do negócio; (7) Como gerenciar o marketing digital; (8) Como usar Big Data, Analytics e Inteligência Artificial; (9) Cloud Computing & Edge Computing; e (10) Segurança Cibernética. 
Curso sobre Como Elaborar uma RFP (Request for Proposal)
O curso apresenta os conceitos, estratégias e modelos de gestão para o desenvolvimento de um processo estruturado e profissional de aquisição de produtos e serviços, como também, a elaboração de respostas a solicitações de compras de clientes.
Curso sobre Governança e Gestão 360 graus
A adoção das melhores práticas de governança corporativa cria um ambiente de negócio controlado e transparente, elevando as chances de sucesso empresarial e, consequentemente, reduzindo os riscos dos investidores. As organizações devem adotar normas técnicas e frameworks para a implantação modelos de governança e gestão de processos para garantir investimentos, satisfação dos clientes e compliance com a legislação e resoluções normativas que regem o mercado. O desafio é a integração dos projetos para criar processos otimizados com maior segurança, menores investimentos e despesas operacionais reduzidas. Este curso apresenta os principais frameworks de governança corporativa, tecnologia da informação (ISO 20.000, ISO 27.000, Cobit©, ITIL©), sustentabilidade empresarial (ISO 14.000, GRI, OHSAS 18.001 e SA 8.000) e eficiência energética (ISO 50.001).
Curso sobre Governança da Segurança Cibernética
O curso aborda as melhores práticas para a gestão da segurança cibernética, baseadas em modelos de governança do conjunto de normas ISO 27000. Apresenta ferramentas analíticas para a gestão de riscos, modelos organizacionais, políticas de segurança e as relações com outros frameworks de mercado com o Cobit 2019©, ITIL©, ISO 9001 e com as melhores práticas de governança corporativa.    
Curso sobre Inteligência Artificial aplicada a negócios
O curso sobre aplicações práticas de inteligência artificial (IA) nos negócios com o objetivo de criar insights para identificar oportunidades para a transformação digital de seus negócios. O apresenta conteúdo de pesquisas e projetos de IA desenvolvidos em diferentes áreas de negócios. 
Curso sobre Cidades Inteligentes
O curso aborda as áreas temáticas da norma internacional ISO37.120 sobre desenvolvimento sustentável de comunidades e tecnologias disruptivas para cidades inteligentes. O curso presencial ou virtual é dirigido para empresários e gestores públicos municipais com o objetivo de gerar insights para projetos públicos e parcerias público-privadas nas cidades.
Curso sobre Orçamento de TI  
O curso apresenta um guia prático para o desenvolvimento do orçamento e o custeio de serviços de tecnologia da informação. Indicado tanto para usuários como para fornecedores de serviços de TI. Apresenta as melhores práticas para o custeio dos serviços e apresenta estratégias para a aquisição de produtos e serviços de TI, permitindo melhores tomadas de decisão. Mostra desde conceitos básicos de orçamento, como CAPEX e OPEX, até tópicos avançados de custeio de serviços, como o Custeio ABC. Aborda o conceito de custo total de propriedade (TCO – Total Cost Ownership) para mostrar o custo real da aquisição e operação de produtos e serviços de TI.
Curso sobre Energia Renovável
A geração de energia a partir de fontes renováveis localizadas próximas ao consumo é a tendência da nova matriz energética. As empresas, para manter seus custos sob controle e reduzir os gastos com energia, estão optando pela construção de fontes de geração próprias, comprando diretamente no mercado livre e aproveitando a cogeração de energia, quando possível. O curso explora as alternativas de geração distribuída a partir de fontes renováveis e a redução dos impactos ambientais, dentro do contexto de ESG (Environmental, Social and Governament)  
Curso sobre Eficiência Energética para não engenheiros
A energia é um insumo caro e fundamental para qualquer atividade econômica. Na indústria, a energia é um dos componentes mais significativos na composição dos custos dos produtos. Buscar formas mais econômicas de fornecimento de energia é um constante desafios para as equipes de engenharia e manutenção. Atender os parâmetros de qualidade no fornecimento de energia dentro dos padrões estabelecidos pela Aneel garantem o bom funcionamento e longevidade dos equipamentos industriais e para apoio administrativo, como datacenters e redes de computadores. O curso apresenta, de forma simples e didática para não engenheiros, os fundamentos de eficiência energética.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
O curso apresenta técnicas e um modelo de gestão para o desenvolvimento pessoal e profissional. Incentiva a reflexão sobre o momento da vida pessoal e profissional em várias perspectivas. Depois apresenta várias técnicas para identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, e por último um modelo de gerenciamento para garantir o cumprimento das ações de aperfeiçoamento pessoal e profissional. 
Passos para a Inovação Disruptiva
O curso qualifica especialistas em diferentes áreas de negócios como agentes de inovação. O curso apresenta um processo para desenvolvimento de inovações disruptivas para produtos e serviços com 18 ferramentas de apoio para identificar, desenvolver e executar o plano de implantação.

Currículo de Eduardo Fagundes

Eduardo é engenheiro, professor, pesquisador de inteligência artificial (IA) e lidera projetos de tecnologias. Professor de tecnologia da informação, segurança cibernética e governança corporativa em cursos de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Fundador da nMentors, um provedor de plataforma e conteúdo digital para treinamento corporativo. Desenvolve projetos de eficiência energética baseado em análises avançadas de dados. Frequentemente, faz palestras sobre tecnologias disruptivas, inteligência artificial e inovação para o setor elétrico.

Antes de suas funções atuais, Eduardo foi Diretor de TI (CIO) da AES Brasil, responsável pela governança e gestão de tecnologia da AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e empresas de telecomunicações do grupo no Brasil e Diretor Corporativo da AES Corp. Nesta função liderou o desenvolvimento da estratégia de TI no Brasil e foi membro ativo da Operação Global de TI da AES Corp. Antes da AES, Eduardo foi gerente de TI da Ford South America Operations e membro do comitê global de TI da Ford in Dearborn (EUA). Eduardo desenvolveu projetos na Argentina, Alemanha, Inglaterra, Índia, Itália e Estados Unidos.

Eduardo possui ampla exposição e experiência em Dados e Inteligência Artificial para os setores de manufatura e energia, além de experiência e formação acadêmica para lecionar em cursos de pós-graduação. Ele sempre aplicou tecnologia avançada com uma mentalidade analítica para moldar e entregar inovação. Eduardo é M.Sc em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em engenharia elétrica pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pós-graduado em telecomunicações pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) e certificado em Business & Leadership pela Darden School of Business na Universidade da Virginia (EUA).

Como pesquisador, desenvolve projetos de P&D em Inteligência Artificial.

  • Na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com a startup Infra Solar realizou uma pesquisa para otimização da logística de recarga de baterias com energia sustentável, usando redes neurais artificiais e algoritmos genéticos, para veículos elétricos urbanos para cidades inteligentes (processo 2019/09026-9).
  • Também na FAPESP em parceria com a insurtech Sutservices desenvolveu uma metodologia de classificação de potenciais compradores de seguros em redes de varejistas físicos e online, baseada em redes neurais artificiais e estatística de varredura espacial (processo 2018/15321-0).
  • No programa de P&D da ANEEL, patrocinado pela EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalhou na pesquisa sobre análise preditiva de falhas na Usina Hidrelétrica Henry Borden, usando modelos de inteligência artificial em sistemas supervisórios (SCADA) (processo: 00393-0008/2017).

Na academia, Eduardo é professor dos seguintes cursos de pós-graduação: Compliance Digital (Governança Corporativa), Segurança e Inteligência Cibernética (Governança em Segurança Cibernética), Marketing Digital (Gestão Estratégica de Negócios) na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Foi professor do programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Negócios Sustentáveis e Future-proof Organizations) na FIAP (SP); e, do programa de pós-MBA de Inovação (Processos de Inovação) na HSM Educação (SP).


Contato