Pular para o conteúdo

Projetos de Eficiência Energética

Como engenheiro desenvolvo projetos de gestão de demanda e eficiência energética utilizando IoT, Big Data, Analytics e Inteligência Artificial (IA). Os projetos monitoram a qualidade e o consumo de energia de uma ou mais plantas das empresas. O resultado é a melhoria contínua do sistema de energia da empresa, estudos de novas formas de fornecimento usando cogeração ou geração de energia a partir de fontes renováveis e avaliações de oportunidades e desempenho do mercado livre de energia.

A energia é um insumo caro e fundamental para qualquer atividade econômica. Na indústria, a energia é um dos componentes mais significativos na composição dos custos dos produtos. Buscar formas mais econômicas de fornecimento de energia é um constante desafios para as equipes de engenharia e manutenção.

Atender os parâmetros de qualidade no fornecimento de energia dentro dos padrões estabelecidos pela Aneel garantem o bom funcionamento e longevidade dos equipamentos industriais e para apoio administrativo, como datacenters e redes de computadores.

Os projetos de análises para a melhoria contínua dos sistemas elétricas contemplam o uso de sistemas de medição de parâmetros elétricos e físicos dos equipamentos, como corrente, tensão, harmônicas, vibração, temperatura, energia reativa, consumo etc.

A monitoração destes parâmetros permite controlar melhor as manutenções preventivas e aumentar a disponibilidade das linhas de produção, evitando paradas provocadas por falhas de equipamentos.

Combinando as tecnologias como IoT, Big Data e Inteligência Artificial usando softwares open source e computação em nuvem – Cloud Computing – é possível reduzir o custo dos projetos e aumentar o controle da infraestrutura elétrica.

A criação de Digital Twins, cópias digitais dos equipamentos físicos, permite realizar simulações com modelos de IA com maior precisão nas análises, buscando melhores configurações do sistema elétrico e apoio ao planejamento de produção da fábrica para reduzir os custos de energia.

A gestão integrada da demanda e qualidade da energia em todas as localidades de presença da empresa permite o controle efetivo do desempenho do sistema elétrico, análises comparativas de consumo entre as unidades e sinergia de projetos de eficiência energética.

Colapsando todos os dados de consumo em um único banco de dados (Big Data) é possível análises amplas do desempenho do sistema elétrica e identificação rápida de ações para reduzir custos e aumentar a eficiência energética.

As análises permitem auditar as contas de energia das concessionárias de distribuição de energia, dos contratos do mercado livre e do balanço energético da geração distribuída.

A gestão integrada de demanda permite identificar oportunidades de projetos para submeter ao Programa de Eficiência Energética da Aneel, conduzidos pelas concessionárias de distribuição de energia, para obtenção de financiamentos subsidiados para a melhoria da eficiência energética das empresas e setor público.

Contato