Eduardo M Fagundes

Artigos

Coletânea de artigos técnicos e reflexões de Eduardo M. Fagundes publicados entre 2011 e 2017

Assine a Newsletter no Linkedin

Artigos

Nesta seção estão reunidos artigos publicados até 2017, que refletiam debates técnicos e tendências da época nas áreas de redes, tecnologia e ensino de engenharia. Embora o conteúdo não seja mais atualizado, permanece disponível como registro do percurso formativo e intelectual que deu origem ao atual trabalho de análise estratégica em efagundes.com.

  • A Geração Distribuída substituirá o Mercado Livre de energia?

    A Resolução Normativa nº 687/2015 da Aneel que trata sobre a geração distribuída, atualização da resolução nº 482, cria enormes oportunidades para novos modelos de negócios e projetos de geração de energia, principalmente na geração fotovoltaica. Esse novo cenário regulatório de geração distribuída (GD) pode superar o modelo atual de comercialização do Mercado Livre de…

  • Um Supply Chain transparente e ético usando tecnologia blockchain

    Hoje a transparência e a ética nas relações entre governos, pessoas e empresas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Os objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) das Nações Unidas nos desafiam a buscar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ações efetivas para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Temos como trabalho infantil,…

  • O desafio do crescimento do Brasil será vencido através da produtividade e criatividade

    Parece que existem dois consensos entre os economistas, a necessidade de um ajuste fiscal e o aumento da produtividade da indústria. A previdência é uma bomba relógio que se não desarmada agora destruirá a aposentadoria no futuro. De dezembro de 2014 até agosto de 2016 a massa trabalhadora perdeu R$10 bilhões, como resultado do desemprego…

  • Inovação por subtração e produtividade é a saída para superarmos a crise econômica

    Os sinais da economia brasileira e internacional mostram que temos um gigantesco desafio a frente, incluindo empresas, governo e nós mesmos. Nossa dívida pública associada com juros altos e crescimento negativo do PIB está levando o Brasil a bancarrota. A cada dia a situação piora, aumentando a dívida e reduzindo, drasticamente, a capacidade do governo…

  • O Capital Espiritual dominará os negócios no futuro

    O capitalismo não é sustentável. O pensamento capitalista, onde o dinheiro é o objetivo das conquistas pessoais está, literalmente, está se autoconsumindo. Imagine, com o Rei Midas, que você deseja-se transformar em ouro tudo que tocasse. Em pouco tempo você morreria, porque todo o alimento que tocasse viraria ouro. De uma certa forma isso acontece…

  • Digital Experience é resultado da transformação cultural das organizações

    A buzzword do momento é DX, Digital Experience, obviamente seguindo a calda longa do UX, User Experience. Segundo pesquisa do IDC, divulgado em janeiro de 2016, mais da metade das empresas no Brasil embarcarão em DX em 2016, estreitando a relação entre TI e as unidades de negócios. Um resultado surpreendente, principalmente comparando com a…

  • ZPEs brasileiras podem mitigar riscos globais e alavancar nosso crescimento

    Acredito que temos um poderoso mecanismo para alavancar nosso crescimento e mitigar alguns dos principais riscos globais que, infelizmente, não estamos usando e nem sequer está na pauta de discussões –  as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). As ZPEs são parques industriais, limitados fisicamente, para a instalação de indústrias exportadoras localizadas em regiões com…

  • A 4ª Revolução Industrial

    Não existem dúvidas que estamos entrando em uma nova revolução industrial, a quarta na história da humanidade. A primeira em 1784, foi usado o poder do vapor de água para mecanizar a produção. A segunda em 1870, a energia elétrica foi utilizada para a produção em massa. A terceira em 1969, a tecnologia da informação…

  • Data de validade da Petrobrás

    Tudo tem data de validade. A Terra, 5 bilhões de anos. O Sol, 10 bilhões de anos. As pessoas, 75,2 anos (78,8 para mulheres e 71,6 para os homens, no Brasil). A vida na Terra como conhecemos hoje até 2.100, devido as mudanças climática. Os regimes políticos, a moda, nossa habilidade profissionais e até mesmo…