Eduardo M Fagundes

Artigos

Coletânea de artigos técnicos e reflexões de Eduardo M. Fagundes publicados entre 2011 e 2017

Assine a Newsletter no Linkedin

Artigos

Nesta seção estão reunidos artigos publicados até 2017, que refletiam debates técnicos e tendências da época nas áreas de redes, tecnologia e ensino de engenharia. Embora o conteúdo não seja mais atualizado, permanece disponível como registro do percurso formativo e intelectual que deu origem ao atual trabalho de análise estratégica em efagundes.com.

  • Energia fotovoltaica gerará 4% da matriz energética brasileira até 2024

    Estima-se que a energia fotovoltaica, gerada a partir de painéis solares, produzirá 7 GW (giga watts) de eletricidade até 2024, metade da energia produzida pela Usina de Itaipu. Em 2015 houve um crescimento de 300% da micro e mini geração, produção independente até 1MWp. Espera-se contratações na ordem de R$8 bilhões até 2018 para as…

  • Não matem os consumidores

    Está difícil entender o cenário social, político e econômico mundial. Existem muitas previsões, mas uma decisão de um governante ou a mobilização de milhares de pessoas pode alterar um cenário prospectivo linear. Impossível analisar apenas o cenário local, pois ele está fortemente interligado com os movimentos internacionais. Por outro lado, temos que assumir o controle…

  • A saída do Brasil é pelo Pacífico

    Uma boa parte dos países banhados pelo oceano Atlântico Sul está enfrentando dificuldades econômicas e sociais. Podemos citar o Brasil, Venezuela, Argentina e Angola na África. Por outro lado, os países banhados pelo oceano Pacífico estão prosperando, como os Estados Unidos, México, Japão e os nossos vizinhos Chile, Peru e Colômbia. A situação dos países…

  • Métodos tradicionais de pesquisa de mercado estão com os dias contados

    Lembra quando você era abordado na rua ou recebia uma chamada telefônica de uma pesquisadora para um entrevista de opinião? Esse tipo de método está com seus dias contados. A questão é que as pessoas não tem mais tempo ou paciência para responder pesquisas. As que aceitam, provavelmente, respondem sem pensar muito para terminar logo.…

  • A qual grupo de negócios você pertence?

    O mundo é plano, mas os negócios reais são locais. A globalização impulsionada pela Internet permite que pessoas e empresas façam negócios em qualquer lugar do mundo com facilidade. A simples ideia do contêiner no transporte marítimo reduziu os custos e facilitou a movimentação de cargas. Entretanto, poucas pessoas e empresas têm capacidade de fazer…

  • O Brasil está a caminho do seu melhor momento

    Em menos de 70 anos, a Alemanha e o Japão, destruídos na 2ª guerra mundial, voltaram a ser potências econômicas mundiais. O Japão destruído por um Tsunami em 2011, incluindo o desastre na usina nuclear de Fukushima, conseguiu uma rápida recuperação. Os Estados Unidos foram surpreendidos duas vezes pelos soviéticos na corrida espacial, um pelo…

  • O desafio das empresas, cidades e campo nas próximas décadas

    Em 2008, atingimos a marca histórica de igualar o número de habitantes nas cidades e no campo, mundialmente. Em 2050, estima-se que 7 entre 10 habitantes estarão nas cidades, ou seja, é esperado um crescimento de 3,6 bilhões de pessoas atualmente que vivem nas cidades para mais de 6 bilhões na metade do século. Uma…

  • Quando a redução de custos destrói um negócio?

    O foco da operação de uma empresa é a busca incessantemente pela excelência operacional, procurando o equilíbrio a qualidade e o custo dos produtos ou serviços. Em épocas de crise econômicas ou forte concorrência de mercado a palavra de ordem é reduzir custos com a manutenção da qualidade. Entretanto, se as ações forem isoladas poderá…

  • O declínio do atual modelo de Contact Center e as novas especializações no relacionamento com os clientes

    A mudança de comportamento dos consumidores e o avanço da tecnologia destruirá o atual modelo de Contact Center. Os consumidores da geração Z, nascidos a partir da década de 90 e na totalmente envolvidos com a Internet e redes sociais, substituíram a comunicação de voz unívoca pela comunicação de dados de um para muitos. Atingir…