A angustia dos consumidores por energia

Confesso que não entendo. Como que países como Argentina e Brasil deixam seus cidadãos angustiados por oferta de energia confiável e barata. Com as ondas de calor provocadas pelo El Niño a demanda por energia aumenta devido ao uso intensivo de aparelhos de ar condicionado, ventiladores, refrigeradores e outros itens de conforto. O resultado é que o sistema elétrico não suporta a demanda sendo necessário programar blackouts em determinadas regiões para evitar um apagão geral.

A falta de planejamento e investimentos no setor elétrico nos leva a idade da pedra, sem energia. Lembrando que muitas coisas param de funcionar sem energia, como bombas de combustível nos postos e aparelhos celulares.

A solução é cada cidadão ou comunidades investir em soluções de autoprodução de energia, através de aero geradores para energia eólica, ou painéis solares para energia fotovoltaica. O que o governo poderia criar incentivos para facilitar a compra desses sistemas. Ou melhor ainda, não atrapalhar criando novos impostos para quem troca energia com a concessionária de distribuição elétrica.