As oportunidades no setor de monitoração e controle no setor elétrico

Fiz a moderação do painel sobre os desafios tecnológicos para centros de operação (comunicação e sistemas de supervisão e controle) do setor elétrico no CENOCON 2015. Participaram no painel representantes da ANATEL, Queiroz Galvão Energia, Bandeirantes/EDP e CTEEP. O desafio é grande nesse setor.

O foco das empresas de transmissão e distribuição é na eficiência operacional com a centralização dos centros de controla e uso de operação teleassistida. Isso implica na padronização de processos e sistemas.

Ainda é um desafio implantar soluções e serviços de telecomunicações robustos para garantir os níveis de serviços para alta disponibilidade. Praticamente, todos estão adotando sistemas próprios, pois não confiam nos serviços dos provedores de telecomunicação.

A segurança cibernética é outro ponto importante, porém pouco abordado nas apresentações.

O uso de Big Data e Analytics tem um potencial uso no futuro para melhorar a identificação e solução rápida de problemas.

Também, os centros de controle ainda não utilizam sistemas GRC, Governance, Risk Management & Compliance para ampliar os controles.

Resumindo, existem enormes oportunidades para melhoria continua e inovação nos centros de supervisão e controle.