Brasil-ID: Agora o RFID para logística emplaca

Agora a tecnologia RFID para a área de logística emplaca no Brasil. Em uma iniciativa conjunta o Ministério da Ciência e Tecnologia, Receita Federal, Secretarias de Fazenda estaduais e a Fundação Wernher Von Braun criou-se o Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias (www.brasil-id.org.br). O sistema utiliza a tecnologia RFID (identificação por radiofreqüência) e outras tecnologias de comunicação sem-fio. O sistema permite a identificação e rastreamento de mercadorias a distância. Serão instaladas tags RFID nos produtos ou embalagens no momento do despacho das mercadorias. Através de sensores localizados próximos aos postos de fiscalização serão lidas as informações das mercadorias e transmitidas para o posto. Com isso, antecipadamente os fiscais saberão que um caminhão está chegando com as mercadorias e poderão decidir quais os procedimentos de fiscalização que irão adotar. Para o governo, uma das vantagens é a agilidade nos processos de auditoria e fiscalização de tributos, mercadorias e prestação de serviços. Para as empresas, o projeto deve reduzir os custos e melhorar os processos de produção, armazenagem, distribuição e logística.

Logística com RFID

A tecnologia de RFID já está madura e é utilizada em centenas de aplicações há muitos anos. No Brasil, houve várias iniciativas para implantá-la em larga escala na área de logística, porém sempre esbarrava na questão de custos. Como não existiam projetos que gerassem grandes demandas não havia possibilidade de redução de preços por escala. Com esse projeto liderado pelo governo e pela Receita Federal e Secretarias de Fazenda o projeto deve ser implantado em escala nacional com grandes volumes de equipamentos e tags, o que deve gerar uma queda nos custos.

Essa iniciativa vem a consolida a sofisticação dos instrumentos da Receita Federal de fiscalização baseados em alta tecnologia. Agora não tem jeito, as empresas terão que adotar a tecnologia assim com tiveram que adotar o SPED e a e-NF, só para citar iniciativas do governo mais recentes. Como não tem jeito, as empresas devem encontrar formas de se beneficiar com a tecnologia RFID.