Web Apps

Estou escrevendo este post através do Microsoft Word Web App. Para as funções básicas de edição as duas principais aplicações disponíveis na web (Google Apps e Office Web Apps) são suficientes. As vantagens que vejo em editar através da web é a flexibilidade de uso de computadores diferentes, a edição em grupo, armazenagem na nuvem e é grátis.  As principais funções de uma aplicação de edição são: fontes; bullets e tabelas; inserção e manipulação de fotos; inserção de gráficos de outras ferramenta; cabeçalhos e rodapés; ortografia, gramática e contagem de palavras; e, impressão. Podemos questionar a segurança e a privacidade: Será que alguém está olhando o que estou escrevendo, mesmo para fins estatísticos? Temos que confiar na reputação e seriedade das empresas que oferecem o serviço.

A Microsoft e a Google oferecem uma suíte completa de ferramentas na web com acesso gratuito. No caso da Microsoft é uma típica estratégica de freemium, ou seja, use a versão gratuita para o básico e compre a versão Premium para atividades mais sofisticadas. Para o Google isso é parte de sua estratégia de oferecer ferramentas úteis de graça.

Aplicações na Web de Edição de Texto

Comparando as duas ferramentas de edição considero a da Google com mais funcionalidades. Na ferramenta da Microsoft inexplicavelmente falta a inserção de cabeçalho e rodapé, funcionalidade importante para qualquer edição tanto escolar como profissional. A edição de fórmulas é uma outra função interessante do Google Apps. A vantagem da ferramenta da Microsoft é que o design e a navegação são iguais a versão instalada e local do MS-Word, o que facilita o uso. Quando se adquire a versão do MS-Office 2010 você orientado a instalar a versão web.

Temos que ir nos acostumando as versões de software na nuvem, pois em pouco tempo será o nosso dia a dia. As questões de segurança devem ser discutidas e as empresas devem transmitir confiança aos usuários. Alias, a confiança nos serviços é e será o principal diferencial dos fornecedores de aplicações na nuvem.