Fabricação de smartphones superam celulares burros: revolução ou dominação?

A empresa de pesquisa IDC disse que mais smartphones do que telefones “burros” foram feitos este ano, um marco importante para a computação móvel, onde cada vez mais as milhões de pessoas terão acesso à Internet a partir de suas mãos.

Os fabricantes fizeram 216 milhões de smartphones em todo o mundo nos primeiros três meses deste ano, em comparação com 189 milhões de celulares regulares, de acordo com a IDC divulgado no dia 25/4/2013.

Isso é mais que uma revolução tecnológica, isso é uma revolução social. Significa a mudança de comportamento das pessoas, literalmente, no mundo inteiro. Cada vez mais seremos dependentes de computação e Internet. O consumo de software será ampliando de forma exponencial. A necessidade de gigantescos data center será cada vez maior com capacidade de processamento e armazenamento de dados impensáveis.

Alguns estudiosos afirmam que quanto mais informação acessamos, menor é a nossa capacidade de raciocinar. Ou seja, as pessoas ocupam o seu dia lendo, assistindo vídeos e interagindo nas redes sociais, sobrando pouco tempo para pensar. Será que a Internet é o “big brother” e nós apenas seguidores?