Nível da Qualidade Pessoal

Melhorar a qualidade pessoal melhora a qualidade da empresa, aumenta a rentabilidade e traz satisfação para os clientes. Um programa de melhoria da qualidade pessoal começa na avaliação do nível atual de desempenho para depois definir o nível ideal baseado nas expectativas e desejos das pessoas. A diferença entre o nível atual e o nível desejado determina o esforço da organização no seu programa de qualidade.

Felizmente ou infelizmente, o nível de qualidade pessoal varia constantemente. Pequenas atitudes ou eventos podem mudar o nível atual de desempenho de forma drástica. O mesmo ocorre com o nível ideal projetado por força de novos concorrentes ou pela mudança de comportamento dos consumidores.

Neste artigo irei comentar sobre alguns fatores que influenciam o nível atual de desempenho da qualidade pessoal. O fator que mais influencia é a autoestima. A autoestima é definida pelo reconhecimento que você recebe dos outros e por você mesmo.

O grau de reconhecimento que você recebe e sua expectativa de reconhecimento pelo trabalho realizado tem grande influência no seu nível de qualidade pessoal. A atenção positiva de outras pessoas eleva o seu nível de qualidade. Receber apenas críticas pelo seu trabalho diminui enormemente o seu nível de qualidade.

O reconhecimento e as recompensas são componentes fundamentais para melhorar a autoestima. Os psicólogos chamam esse conceito de afago.

Existem diferentes tipos de afagos: os físicos, os psicológicos, os rituais e os espontâneos. Os afagos físicos são qualquer tipo de contato físico. Os afagos psicológicos são elogios sem contato físico. Os rituais são comentários sobre o seu comportamento e os afagos espontâneos estão relacionados com as qualidades pessoais.

Cada vez que você recebe um afago positivo ou negativo isso é contabilizado no seu cérebro. A final de um período você terá um balanço de afagos. Se o número de afagos positivos for maior que os afagos negativos seu nível de qualidade pessoal é alto, caso contrário é baixo.

Para avaliar o nível atual de qualidade pessoal é fundamental saber se o trabalho que está sendo realizado atende as expectativas da empresa e dos clientes. Isso só é conseguido se a empresa tiver metas claras a serem alcançadas. Isso nos remete a necessidade de um bom planejamento empresarial, divisão clara de responsabilidades e definição de objetivos individuais. Atingir os objetivos definirá seu sucesso ou fracasso e isso afetará seu nível de desempenho futuro.

O ambiente de trabalho é importante nos níveis de desempenho da qualidade. Trabalhar em um ambiente de respeito mútuo, com abertura para discutir idéias, com altos padrões éticos, confiança e bom humor contribuí para elevar o nível de qualidade pessoal.