Qualidade pessoal é fator crítico de sucesso para as empresas

Investir em qualidade pessoal traz resultados superiores para as empresas. Podemos classificar qualidade em técnica e humana. A qualidade técnica satisfaz as expectativas internas de produtos e serviços da empresa, tais como: tempo de entrega, custo, taxa de defeitos, funcionalidade, segurança e garantia. A qualidade humana satisfaz os desejos das pessoas. Por exemplo: atitudes, comprometimento, comportamento, atenção, credibilidade, consistência e lealdade.

Atender a qualidade técnica é condição fundamental de uma empresa, até mesmo para cumprir normas técnicas e de legislação. O grande desafio das empresas para vencer a concorrência é atender as expectativas emocionais das pessoas, a qualidade humana.

Difícil imaginar uma empresa com excelentes produtos e que presta um serviço de atendimento medíocre a seus clientes.

Para iniciar o desenvolvimento da qualidade em uma empresa deve-se começar a melhorar o desempenho das pessoas e suas atitudes com relação à qualidade. Isso cria uma relação em cadeia, produzindo uma cultura de qualidade, melhor satisfação dos funcionários e clientes satisfeitos. A qualidade pessoal é componente fundamental nos programas de sustentabilidade empresarial.

Alguns funcionários atribuem seu baixo desempenho a falta de motivação. A tarefa mais importante da gerência é manter as pessoas motivadas. Os gerentes devem desenvolver ações para elevar a qualidade pessoal. Melhorar a qualidade das pessoas beneficia também suas famílias, seus amigos e comunidade em geral.

Para desenvolver a qualidade pessoal é necessário entender que pode haver uma grande diferença entre o que uma pessoa faz e o que ela é capaz de fazer. O desempenho das pessoas varia dependendo da situação e as pessoas acabam tendo desempenhos diferentes quando estão fazendo o melhor possível.

Isso significa que investir na qualidade pessoal traz resultados que superam as melhores previsões de crescimento das empresas.