Tecnologia do cotidiano evolui mais rápido que as das empresas

Curioso quando se compara a tecnologia utilizada no cotidiano das pessoas e as tecnologias que são utilizadas pelas empresas. Cerca de um terço dos computadores das empresas no mundo ainda usam o Windows XP, enquanto as pessoas já usam no dia a dia sistemas operacionais baseados em nuvens, como o iOS, Android e Windows 8. Hoje sincronizar o calendário do Outlook 365 e o Calendário do iPad é automático e sem complicações. Tamanho de espaço no hard disk já não se discute mais, o armazenamento no OneDrive é de 1 TB para quem assinatura do Office 365. Para os assinantes do Google for Works é ilimitada. Os bancos ainda utilizam sistemas legados de contas correntes em Cobol. Nada contra o Cobol, mas são sistemas desenvolvidos em cenários de baixa integração.

Ainda existe muita resistência para a adoção de ambientes de computação em nuvem pelas empresas sob a errônea alegação que é um inseguro. O uso de ferramentas analíticas e Big Data está restrito a poucas empresas que entenderam que esse é o caminho da inovação.

Vamos continuar a observar o desempenho das empresas que resistem a dar um salto de tecnologia para se alinhar com as tecnologias que usamos no nosso dia a dia. Será que elas sobreviverão?