Drones autônomos para passageiros

Ainda estamos discutindo a regulamentação dos drones e carros autônomos e já estão lançando um drone autônomo para um único passageiro. A chinesa (eles estão em todas) EHang anunciou um veículo autônomo chamado 184 que deverá ser lançado em um futuro próximo. A estimativa de custo deve ser entre US$300.000 a US$400.000. A ideia é comercializar o veículo daqui a três a quatro meses. Entretanto, a EHang ainda precisa de aprovação da FAA, agência aeronáutica americana. O veículo tem uma autonomia de voo de 23 minutos no ar, ou cerca de 16 quilômetros.

O veículo aéreo autônomo da EHang 184 é revelado no estande da EHang na International CES, quarta-feira, 6 de janeiro de 2016, em Las Vegas. O drone é grande o suficiente para caber um passageiro humano. (AP Photo/John Locher)

A mobilidade é o grande desafio das cidades. Acredito que a melhor solução ainda é morar perto do trabalho. Entretanto, existirão situações que será necessário se descolar entre um hub e outro. Os veículos individuais autônomos com uso por demanda é uma das soluções. Será possível se deslocar com mais segurança e sem stress dos motoristas.

Um desenho animado da década de 60, The Jetsons, conta a história de uma família no futuro que morava em um apartamento nas alturas. A casa tinThe-Jetson-1ha todas as facilidades para reduzir o trabalho do cotidiano das pessoas, com robôs para as tarefas domesticas e geringonças automáticas para preparação de comidas, banhos e pentear cabelos. Ao que parece estão evoluindo (sic) para o cenário dos Jetsons.