Governo Federal apoia o uso de Computação em Nuvem

A entrevista do secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, mostra a disposição do Governo Federal de contratar serviços na nuvem pública. Os sistemas candidatos são os chamados não estruturantes, aqueles que não envolvem informações críticas e de sistemas estruturados do Governo.

Do ponto de vista interno, as duas principais empresas de serviços de computação do Governo Federal, SERPRO e DATAPREV, estão estudando soluções de computação privada em nuvem para os órgãos do governo. O SERPRO está implantando um novo datacenter no Rio de Janeiro para essa finalidade.

Na entrevista o secretário apresenta um visão otimista, inovadora e alinhada com as tendências do mercado sobre computação em nuvem. Cita as recomendações do Gartner Group com relação as principais características para serviços na nuvem.

A visão do secretário, se implementada, pode ajudar muito o desenvolvimento da computação em nuvem no Brasil porque o Governo funciona como um alavancador de novos negócios, pois é o principal comprar no Brasil. Com essa responsabilidade o Governo deve definir regrar claras para o uso da computação em nuvem para orientar os investimentos do mercado e definição de linhas de pesquisas convergentes para o desenvolvimento de tecnologia.