O BPMN e o Cloud Computing

As boas práticas de cloud computing exigem um mecanismo formal de descrição de processos de negócios. Serviços web baseados em linguagens XML tem sido utilizados em BMP, Business Managament Process, nos últimos anos. Linguagens como o WS-BPEL, Web Services Business Process Execution Language, fornecem mecanismos formais para a definição de processos de negócios. O objetivo dessas linguagens é otimizar a operação e interoperabilidade entre os sistemas de negócio. Entretanto, essas notações não permitem uma visão clara dos processos de negócios para o pessoal de negócios, apenas para o pessoal de TI.

Com o crescente uso de cloud computing, será possível uma empresa utilizar vários ambientes em diferentes provedores de serviços. Gerenciar sistemas com diferentes linguagens de descrição de processos aumenta a complexidade e, consequentemente, os custos de gestão. Também, para minimizar os impactos de migrações, as empresas devem buscar independência e flexibilidade para a troca de fornecedores. Nesse contexto, descrever os processos em linguagens em formatos potencialmente complexos e diferentes gera um fator adicional de dificuldade para a gestão dos sistemas, incorrendo em custos adicionais e aumentando o risco de falhas.

O pessoal de negócios fica mais confortável com a visualização dos processos em um formato de fluxograma. Essa situação cria uma lacuna técnica entre o formato do projeto que é apresentado ao pessoal de negócio e a descrição através de uma linguagem como o WS-BPEL. Essa lacuna precisa ser atendida com um mecanismo formal que mapeie os processos de negócios e apresente uma notação apropriada ao pessoal de negócios.

Nesse contexto é sugerido o uso do BPMN, Business Process Management Notation, um padrão para modelagem de processos que fornece uma notação gráfica para a especificação de um Diagrama de Processos de Negócio, baseado em uma técnica de fluxograma muito semelhante ao de diagramas de atividades da UML, Unified Modeling Language.  O objetivo do BPMN é apoiar a gestão de processos de negócios tanto para usuários técnicos e usuários de negócios, fornecendo uma notação intuitiva para os usuários corporativos e ainda ser capaz de representar a semântica complexa do processo. A especificação BPMN também fornece um mapeamento entre os gráficos da notação para as construções subjacentes de linguagens de execução, particularmente a WS-BPEL.

Essa discussão reforça a necessidade de investir mais esforço em governança de TI em projetos de cloud computing para criar um ambiente mais confiável, robusto e flexível. Atualmente, as discussões sobre cloud computing estão fortemente dirigidas para as questões técnicas, entretanto, sem uma governança eficaz os projetos podem ser comprometidos no futuro.