Os planos da Google para um sistema de mensagens inteligentes

A Google está construindo um novo serviço de mensagens que utiliza inteligência artificial, conhecido como chatbot, para tentar competir com a rival Facebook que cresce rápido nessa área.

jovem-consulta-smartphone

Os serviços de mensagens estão entre as aplicações móveis mais populares, atualmente. A Google possui o aplicativo Hangouts e Messenger, porém está atrás da Facebook com seus serviços WhatsApp e Messenger, e do serviço da Tencent, WeChat, o aplicativo mais popular na China. O WeChat esta adicionando novos serviços para os usuários como compras online, pagamento de contas e agendamentos.

Para os novos serviços a Google está utilizando uma das unidades da Alphabet para integrar os chatbots. Os usuários deverão ter uma interface amigável para escrever as perguntas e receber as respostas.

Os consumidores possuem várias opções de sistemas de mensagens. A Sherpa Capital está investindo em uma startup Luka.ai que também responderá perguntas via sistema de mensagens. O serviço responderá uma pergunta sobre restaurantes baseado no perfil do usuário. Por exemplo, quando o sistema recomenda uma churrascaria, o usuário informa que é vegetariano. Desta forma, nunca mais o serviço recomendará restaurantes que não sirvam comida vegetariana.