Qual o nível do seu Quociente de Internet?

Qual é o nível de maturidade da sua organização para trabalhar com os negócios digitais? Desenvolver um ambiente organizacional sintonizado com as práticas de e-business é importante para ter condições de criar produtos e serviços disruptivos. Existem quatro atributos importantes para quem deseja ser competitivo no mercado digital: liderança, governança, competências e tecnologia. Com esses atributos é possível desenvolver projetos que agreguem valor ao negócio. As iniciativas ou projetos podem ser classificados em quatro quadrantes, dois de eficiência e dois de valor de e-business.

 

O quadrante de fundamentações novas desenvolve iniciativas táticas não crítica. Por exemplo, desenvolver um blog de especialistas internos para publicar informações de interesse para todos os funcionários ou para determinadas áreas, como um blog para publicar e tirar dúvidas sobre tributos, orientado a gerentes de projetos de diversas áreas de negócio.

O quadrante de experimentação racional desenvolve iniciativas de baixo impacto para a organização, porém com potencial para se tornar uma estratégica importante para a empresa. Os projetos nesse quadrante tem o objetivo de testar o mercado e colher informações para aperfeiçoar produtos e serviços.

O quadrante de estratégias marcantes são as iniciativas que realmente fazem a diferença nas organizações. Por exemplo, o modelo de negócio do Buscapé.com.br no Brasil, um site de comparação de preços na Internet. Sua plataforma tecnológica e modelo de negócio tornou o site uma referência no comércio eletrônico.

O quadrante de excelência operacional são as inciativas que tornam a organização eficiente. Por exemplo, o uso de um ERP (sistema integrado de gestão) que integra todas as informações dos processos de negócio da organização, oferecendo uma visão integrada do negócio.

No vídeo é apresentado um questionário para pontuar o nível do quociente de Internet da sua organização. No final você consegue avaliar qual o nível de maturidade da sua organização e identificar os pontos que devem ser melhorados.