Criando uma estratégia para o crescimento

As empresas devem conhecer seu gap de crescimento para planejar suas iniciativas por um período de pelo menos três anos. O ideal é planejar para 5, 10, 15, 20 e 30 anos. Parece muito? Não é. É a partir desse planejamento é que você direciona suas ações. Procure imaginar como será sua empresa em 2020. Nesse ano a maior parte da população brasileira será economicamente ativa, o bônus demográfico, com isso muito mais pessoas estarão comprando, praticamente, qualquer tipo de produto. Sua empresa estará preparada?

O primeiro passo é para tornar viável sua empresa no tempo é atingir a excelência na gestão. Desenvolver habilidades para desenvolver novos negócios, operá-los e se desfazer de negócios pouco rentáveis ou em declínio. Sua empresa tem que adquirir o direito de inovar e para isso ela precisa ser bem gerida.

O segundo passo é planejar o crescimento. Defina qual a receita você deseja ter daqui a cinco anos. Projete as receitas com seus produtos atuais para daqui a cinco anos. Some as receitas adjacentes, aquelas que sua empresa conseguirá com novos mercados ou outras iniciativas com a linha de produtos atuais. Planeje novas iniciativas baseadas em inovação. Depois subtraia a soma das receitas planejadas com a sua meta de receita (objetivo desafiador) para o quinto ano. A diferença é o seu gap de crescimento.

Para neutralizar o gap de crescimento você deve desenvolver tantas iniciativas forem necessárias, considerando uma taxa de sucesso para cada uma delas.

Para definir as iniciativas de inovação é necessário estabelecer algumas metas e limitações em várias dimensões.

Por último, você definir a quantidade e qualidade dos recursos alocados para executar sua estratégia.