Sensores wireless para medir temperatura e umidade em data centers

Uma solução para monitorar a temperatura e umidade dos data centers é usar sensores wireless. Essa solução permite centralizar a monitoração de todos os espaços dos prédios, especialmente do data centers que são grandes consumidores de energia e precisam ter temperaturas e umidade controladas. Ocorre que muitas instalações usam diferentes sistemas de automação (BAS – Building Automation System) que apresentam os dados de forma individualizada, dificultando o acompanhamento integrado. Ainda, alguns desses sistemas usam displays que precisam ser lidos e registrados em planilhas pelos técnicos de manutenção. A monitoração integrada através de sensores wireless permite a redução do PUE (Power usage effectiveness), métrica de eficiência energética dos data centers.

Entre os benefícios dessa tecnologia estão a visualização do desempenho da refrigeração através de software, atender os requisitos de umidade da instalação, minimizar as medições manuais que requerem abertura de tampas do piso, identificar pontos críticos de temperatura, acompanhar o histórico das temperaturas, melhorar o desempenho das manutenções preventivas e acompanhar o PUE em tempo real.

A figura abaixo mostra a localização dos sensores em um rack para equipamentos em um data center.

figura-sensores-wireless-remotos-para-medicao-temperatura-e-humidade-v81

Com a expansão do uso de sensores baseados em IoT (Internet of Things) é possível soluções de excelentes relação custo/benefício.