Como executar um projeto de inovação

Costumo dizer que existe um abismo entre uma boa ideia e sua comercialização. O sucesso de um produto inovador está na capacidade das pessoas de executar o projeto. O Prof. Vijay Govindarajan define criatividade como a ação de criar algo novo e inovação a capacidade de colocar em ação a ideia. Thomas Edison, dizia que em um processo de inovação é 1% inspiração e 99% transpiração. Para executar um projeto de inovação é necessário processo, disciplina e uma cultura organizacional que aceite a inovação.

O Prof. Vijay recomenda a criação de uma organização separada do resto da empresa e a definição de novos critérios de desempenho para cada projeto de inovação. A inovação é no final do dia um experimento. Neste caso, os resultados não podem ser previstos com exatidão. Se colocarmos pessoas da organização antiga na nova corre-se o risco deles não aceitarem ou não entenderem os resultados de desempenho da nova operação e, simplesmente, abortarem o projeto. Isso traz um grande desafio para as empresas combinar os talentos e processos da velha e nova organização.

Para a nova organização vencer é necessário contratar novos talentos do mercado com o objetivo de esquecer o passado. Entretanto, temos que considerar o empréstimo de certas expertises da antiga organização para criar sinergia. Para saber quais as expertises emprestar da antiga organização temos que testar as premissas do novo negócio ou produto. Um desafio adicional é gerenciar essa nova organização. Não devemos coloca-la subordinada a pessoas que gerenciam pessoas e processos da antiga organização. Isso sufocará a nova organização, pois ela terá que seguir os princípios da velha organização em que muitas vezes não se adaptam ao novo modelo proposto.

Um exemplo interessante foi quando a uma grande montadora de automóveis nos Estados Unidos decidiu criar uma operação para desenvolver software em pleno auge de lançamento de empresas inovadoras. Os antigos recrutadores estavam tentando contratar jovens programadores que deveriam se transferir da região do Vale do Silício para a região industrial de Detroit. E ainda, trocar as condições de receber como pagamento ações das novas empresas por salários controlados por fortes estruturas organizacionais. O projeto não conseguiu atrair talentosos programadores. Interessante para que os recrutadores esse processo era totalmente normal, pois acreditavam que todas as pessoas tinham interesse em trabalhar na sua empresa. Isso mostra a importância de criar uma nova organização para atender as condições de um novo negócio.

Outra questão é como minimizar os riscos de um projeto de inovação. Uma nova ideia não acontece do dia para a noite. Começam a existir sinais que apontam para o futuro. O que devemos fazer é amplificar esses sinais para testar seu poder de transformação. Para fazer isso temos que focar nas premissas dos produtos. Por exemplo, o quesito mobilidade do produto. Será que os consumidores ainda estão dispostos a adquirir computadores grandes e pesados sem conexão Internet de difícil transporte?

Sugiro assistir a entrevista do Prof. Vijay Govindarajan que mostra algumas estratégias para uma perfeita execução.