Como manter a motivação

Para mantermos a motivação devemos estar em harmonia interna e manter bons relacionamentos com as pessoas. Ter harmonia interna é ter autoestima. É olhar as coisas de forma positiva e buscar formas de melhorar as condições de vida das pessoas. Ouvir com atenção os outros sem interromper e responder com ponderação, visão holística e otimismo ajudam a criar um clima de motivação nas pessoas ao seu redor. Não tente resolver um problema sozinho, peça ajuda. Busque ideias, sugestões e informações. Relacione-se.

No ambiente de trabalho o líder é responsável por manter a equipe motivada. O líder deve ter sensibilidade para saber o que passa com o grupo. Para isso deve estar sempre presente, conversando com as pessoas e envolvido na solução dos problemas. O líder deve tomar decisões que outras pessoas não podem tomar no momento em que elas precisam ser tomadas ou, de preferencia, antecipando-se a elas. O líder deve garantir que as pessoas estão no caminho certo e abrir oportunidades para elas crescerem. O líder deve acompanhar o desempenho dos membros da equipe e estabelecer objetivos desafiadores individuais e em grupo. O líder motivador é um gestor inteligente.

O líder motivador reconhece e apoia as pessoas no trabalho. Quando passa uma tarefa explica o propósito e sua expectativa de resultados. Discute qual a melhor forma de executar a atividade. Transfere sua experiência e dá oportunidade para as pessoas desenvolverem o trabalho. Ajuda nos momentos de dificuldade e dá feedback imediato para melhorar de desempenho ou demonstrar reconhecimento. Mostra confiança nas pessoas.

Trabalhar com pessoas motivadas é certeza de sucesso.